Compare Preços

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

Compare Preços

Anúncio provido pelo BuscaPé

27 de fev. de 2009

Cinco recursos do Photoshop CS4 para fotógrafos

Como já se podia esperar, o Adobe Photoshop CS4 traz inúmeras novidades para os fotógrafos. Mas nem só de Photoshop vive o dono de câmera digital: a experiência é complementada por outros produtos do pacote CS4 – o Bridge e o Camera Raw 5 –, que também oferecem novos recursos.

Aqui vão nossos cinco favoritos.

1) Modo de review do Bridge
Se você tem uma pasta cheia de imagens e quer selecionar as favoritas, o modo Review do Bridge é perfeito para isso. Abra o Bridge, clique na pasta que quer selecionar e pressione command-B. Nesse modo, suas fotos aparecem como se estivessem em um carrossel.

Use as setas para esquerda e direita para navegar entre as imagens. Remova as que não quer mais pressionando a seta para baixo (a foto não é apagada, apenas removida do carrossel). Navegue entre as fotos quantas vezes quiser, até se satisfazer com a edição final. Depois, clique no ícone Make Connection no canto inferior direito do modo Review. O Bridge reúne seus favoritos em uma coleção virtual - basta dar um nome a ela.

2) Coleções do Bridge
Outro recurso do Bridge CS4 indispensável é sua capacidade de criar coleções (Collection). Essas pastas são quase idênticas às de mesmo nome no Adobe Photoshop Lightroom e nos Albuns do Apple Aperture. As Collections permitem reunir imagens em pastas virtuais sem precisar mover os arquivos no Finder.

Por que isso é importante? Porque você quer a flexibilidade de lidar com fotos sem comprometer a organização da sua estrutura de arquivos. Por exemplo, se você precisa de uma pasta com fotos de gatos para um projeto, crie uma Collection ao clicar no botão New Collection no painel de mesmo nome. Arraste as cópias virtuais das imagens do painel Content ou do Finder. Ao terminar o projeto, pode apagar a coleção e seus originais continuam organizados e intocados.

Melhor ainda: as Smart Collections reúnem fotos para você baseadas em diversos critérios. Quer uma pasta com as melhores fotos? Crie uma Smart Collection que reúne imagens com 4 estrelas ou mais.



O painel Collections fica no lado esquerdo da interface do Bridge. Dica rápida: quer ver uma imagem em tela cheia em uma Collection? Clique na imagem e pressione a barra de espaços – a foto preenche a tela. Outro toque na barra de espaços a leva de volta à miniatura.

3) O filtro graduado do Camera Raw
Uma das ferramentas mais poderosas do Adobe Camera Raw 5 é o Graduated Filter. Esse recurso resolve o velho problema de balancear o céu claro com fundos escuros em paisagens.

Selecione a imagem no Bridge e pressione command-R para abri-la no Camera Raw. As edições aqui são não-destrutivas, o que significa que tudo qe você modificar aqui pode voltar ao original no Bridge (Edit | Develop Settings | Camera Raw Defaults). O Graduated Filter está no topo da barra de ferramentas. Clique nele (ou pressione G) e arraste o cursor pela imagem. O software cria um filtro que vai gradualmente do escuro para o claro, tornando-o perfeito para escurecer um céu claro sem afetar o fundo.

Mas o Graduated Filter não é apenas para ajustes de exposição. Uma vez que você fez sua seleção, pode ajustar brilho, contraste, saturação, claridade, nitidez e cor.


4) A ferramenta de ajustes do Photoshop
A ferramenta Target Adjustment do Photoshop CS4 permite ajustar um tom específico de cor ao clicar e arrastar na sua imagem. Ele fica nos painéis Curves and Hue/Saturation dentro do novo painel Adjustments do Photoshop.

Por exemplo, no painel Curves Adjustments, clique no ícone da mão para ativar a ferramenta Target Adjustment. Clique então na área a ser corrigida e arraste para cima e para baixo para clarear e escurecer os tons selecionados. Quanto mais você arrasta, mais intenso é o resultado.
Algo similar está no painel Hue/Saturation Adjustments. Para ampliar a saturação, clique no ícone da mão e clique e arraste na imagem para a direita. Diminua a saturação ao arrastar para a esquerda.

O bom desse método é que o Photoshop CS4 cria automaticamente uma camada de ajustes quando você seleciona uma ferramenta no painel Adjustments.

Dica: Selecione File | Save As para salvar a versão PSD da sua foto e a guarde na mesma pasta da imagem original. Desse modo, você verá as duas lado a lado no Bridge.


5) A navegação sem esforço do Photoshop
Ao trabalhar em uma imagem grande, é fácil se perder nos pixels ao fazer ajustes. Embora quase sempre seja necessário trabalhar com visão a 100%, isso torna difícil manobrar entre uma parte e outra da imagem. O Photoshop CS4 melhorou o sistema de “navegação” para que você não se perca.

Agora, ao visualizar sua imagem em close e você precisa se mover para outra parte, selecione a ferramenta zoom e pressione H enquanto segura o botão do mouse. A foto volta ao modo Fit In de visualização e o Photoshop transforma o cursor em um retângulo que você pode mover para qualquer parte da imagem. Ao soltar o botão do mouse, o Photoshop te leva ao novo lugar, já com a visão em close.